segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A SERPENTE QUE QUERIA SER DIFERENTE


Na Serra da Boa Viagem vivia a mais inconformada das serpentes que já pode existir no lugar. Todos os animais dali comentavam que Filó era a criaturinha mais insatisfeita do planeta. Nada estava bom para ela, vivia sempre reclamando: - Oh! Vida!Hoje não estou satisfeita, vivo sempre a me arrastar... Ninguém fale comigo! Eu não quero conversar! Logo quando o sol chegou iluminando as folhas, cheias de gotas de orvalho, Filó resmungou: - Este sol está quente demais!

- Por que está tão insatisfeita Filó? Perguntou o mosquito Manuelino.

- Eu queria voar como um mosquito. O Senhor acha isso esquisito?

- Não! Não! Mas temos a nossa contribuição na natureza, todos os animais aqui nesta linda Serra precisam uns dos outros! Manuelino partiu voando até desaparecer dos olhos atentos de Filó. Ao voltar para sua casa à noite, encontrou uma velha amiga.

- Boa noite Filó!

- Boa noite! Respondeu Filó muito impaciente

- Por que tanta tristeza e raiva Filó? Perguntou a pequena serpente de corpinho colorido.

- Eu queria ser colorida! Isso é pedir muito na vida?

- Cada ser nasce do seu jeito Filó, tem cores e formas diferentes! Assim cada um de nós tem participação para a harmonia da natureza! Você é tão bonita!

- Bonita que nada! Eu queria ser diferente! Resmunga Filó a caminho de casa.

No dia seguinte, Filó estava entre as folhas, quando avistou a raposa Sinhá desesperada, pois seu filhote estava no alto da árvore e não conseguia voltar. Ele havia caído dentro do tronco oco da árvore. Os pássaros já haviam tentado socorrer o filhote, mas mesmo sabendo voar, não conseguiam entrar no orifício do tronco. O mosquito Manuelino também tentou, mas seu corpinho fino e pequeno, não poderia puxa-lo de lá. A sua melhor amiga, toda colorida, se esforçou, mas seu corpo não era tão robusto e forte para salvar o filhote. Filó deslizou lentamente até o galho mais alto, entrou no tronco da árvore e enrolou-se no filhote arrastando-o de volta até o chão.

- Obrigada Filó! Agradecia feliz dona Sinhá.

- Conte sempre comigo! Filó respondeu orgulhosa.

- Ainda quer ser diferente Filó? Pergunta o mosquito Manuelito, voando de lá para cá.

- Eu não quero não! Pude salvar uma vida! Agora aprendi a lição! Responde Filó, com os olhinhos cheios de satisfação.


Tereza Amaral

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por deixar aqui seu comentário!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial