terça-feira, 7 de abril de 2009

Escrevi o Primeiro Vôo de Tito para crianças portuguesas de Figueira da Foz, uma fábula que nos mostra o poder da força de vontade. Espero que Maria Eduarda goste.

O PRIMEIRO VÔO DE TITO


Entre as folhas de uma árvore secular na Serra da Boa Viagem, nascia o filhote de Codita e Pepito, o casal de pássaros mais belos da Serra. Todos os dias, Codita voava em busca de alimento para o filhote, trazia na ponta do bico, chegando sempre com a refeição junto com os primeiros raios de sol da manhã. - Mamãe, quando vou poder voar? - Em breve meu bebê... - Mas acho que não vou conseguir... - Todos conseguem meu bem! Fique tranqüilo. Por muitos dias durante manhãs inteiras Codita ensinava seu filhote a voar, se exibia batendo as asas em diferentes ritmos, mas ele estava sempre triste, não acreditava que pudesse voar tão alto quanto seus pais. - Eu tento, tento e não consigo! - Vai conseguir! Precisa confiar! Diz Codita já com o olhar preocupado. Não havia nada diferente no filhote, tudo estava bem. Por que então ele não conseguia voar? As asas estavam inteiras, não havia nada de errado com ele. Todos os filhotes que nasceram nas árvores vizinhas já tinham feito o seu primeiro vôo. O filhote de Codita não. Os pássaros na floresta ficaram preocupados, mas Codita não desistiu do seu filhote em nenhum momento. O pai inconformado chamou-o para conversar: - Preste atenção! Terá que voar! - Mas eu tenho medo! Chorava Tito . - Medo? Com medo ou não terá que fazer o seu primeiro vôo! Os dias se passavam e os outros filhotes já voavam livremente. Tito permanecia no ninho. - Meu filho, como pode ver todas as belezas desta Serra se tens medo de voar? - Eu sei mamãe, mas tenho medo... - Somente praticando poderá voar meu filho! Entende? Se ficar aqui no ninho, nada vai aprender do mundo. Todos estavam atentos. O que poderia ser feito para que Tito voasse? Codita levou seu filhote para o galho mais alto, olhou nos olhos dele e disse: - Se deixar o medo lhe dominar, não vai comer, não vai voar, não vai viver! - Então o que devo fazer mamãe? - Está vendo aquela nuvem lá ao longe? - Sim vejo! - Se desejar toca-la com todo o seu coração, vai aprender a voar! Olhe para a nuvem! Bata suas asas até tocá-la! Codita empurra o filhote do alto do galho. Tito batia suas pequenas asas desesperado, caindo cada vez mais! Os animais observavam apavorados. Quando Tito já estava próximo ao chão, Codita gritou: - Olhe para a nuvem Tito! Toque na nuvem! Ela é o seu desejo! Tito levantou a cabeça, respirou fundo batendo suas asas com mais força. Parecia um milagre! Finalmente ele estava voando! Todos gritavam, cantavam, festejando o mais bonito vôo da Serra! Ao pousar próximo a sua mãe, Tito ainda ofegante, pergunta: - O que me fez voar mamãe? - Algo muito poderoso que existe em todos nós, uma enorme força! A força de vontade! Sussurra. Acariciando o filhote.

Tereza Amaral

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por deixar aqui seu comentário!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial