quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

E LÁ VAI 2010!



Vamos aqui com este sorriso lindo dando ADEUS a 2010!
Não há como olhar para ela e não ter uma injeção de otimismo pois ela parece olhar para você e dizer: Anime-se! Ano que vem você vai cumprir tudo que prometeu!
Minhas melhores decisões fiz em nome de Maria, ou melhor em nome dos nossos futuros dias.
Abandonei o cigarro e acho que ela daria este sorriso para mim se soubesse da decisão.
Por essa razão, 2011 será mais um ano que vou fazer tudo que provoque este sorriso!
A cada linha que escrevo, olho para ela e fico certa que é o que farei.
Vou cuidar mais da minha saúde.
Gerenciar melhor o tempo para brincar mais com Maria.
Escrever novas histórias infantis.
Fazer mais crianças sorrirem e semearem conquistas.
Pintar o quarto de Maria de LILÁS!
2010 foi um ano de muitas conquistas e novas descobertas, agora vamos provocar sorrisos assim em que amamos em 2011 para fazer nossa vida valer a pena.
Que venha 2011!
FELIZ ANO NOVO! FELIZ MARIA!


segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

ESPERANDO 2011!




Natal agora tem que ter este sorriso lindo... Aqui estão os dois itens que Maria Eduarda cobrou desde que anunciamos a chegada do Natal ... só que para Maria, NATAL é a árvore a piscar! e como não poderia faltar o BOLO! 
Desde bem pequena Maria não gostou muito do Papai Noel, declarou abertamente não fazer nenhuma questão dele... tentei de tudo!
Quanto ao bolo, a vontade de comê-lo a fez não esperar sequer cantar o parabéns para JESUS... 
A noite de Natal foi cheia das gracinhas de Maria, foi ela quem deu a mãe um presente que era da madrinha, fez todos iniciarem a distribuição dos presentes e claro! Muitasss poses para as fotos com a roupa nova e o sapato apertado que só entrou com o pézinho bezuntado de hidratante, ai de quem a sugerisse tirar aquele sapato! Tudo em nome da beleza né gente?!
Maria era mesmo a maior e mais bela luz da nossa árvore! Tudo é encantador e eu também confesso nem ter sentido a falta do papai Noel....
2010 em AS PÉROLAS DE MARIA EDUARDA!

AVOLTEI - arrotei
FALDA - Fralda
DINIGO - Digno
MILO - Milho
TAMONHA - Pamonha

Um dos momentos mais mágicos e felizes para mim é ouvir Maria cantar as músicas que fiz para ela quando ainda era bebê  e a música que mais gosto de ouvir e vê-la cantar é um hino em louvor a JESUS!
Ô GLÓRIA MEU JESUS
QUE É DINIGO DE LOUVOR
É MEU REI, MEU BOM PASTOR E MEU SENHOR!
COMO OS ANJOS QUE O LOUVAM
EU TAMBÉM O LOUVAREI
ENTOANDO ALELUIAS AO MEU REI!

Em breve eu posto aqui um arquivo de som!

FELIZ ANO NOVO A TODOS QUE VISITAM O VOVÓ CORUJA E MUITA PAZ E AMOR!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

QUERO MAIS MARIA!



Ando meio apavorada pois, tenho que fazer uma nova cirurgia... os medos me invadiram porque depois de Maria meus sonhos triplicaram! Tenho medo de morrer porque EU QUERO MAIS MARIA! 
Quero ver este sorriso ainda por mais meio século, quero realizar um MONTE de coisas juntas, tenho sede de avó apaixonada, fome de brincar novamente... Peço em oração que Deus me conceda a graça de estar por muiiiiiiiitoooooooo tempo ao lado sempre dessa luz que ilumina os meus dias.

Tereza

terça-feira, 9 de novembro de 2010

UMA SAUDADE UMA DOR...

Ando meio longe daqui...vejo Maria pouco, mas contando os dias das férias que sonhei ao lado dela...
Ando meio triste também... coisas que não consigo entender ou devo ser mesmo uma desconhecida...
Todos os dias tão ocupados são movidos por imagens e pessoas, um amor permanente que jamais se abala mesmo com nosso coração em pedaços...
Tenho feito festas e cuidado de estranhos que me fazem bem...
Não tenho mesmo cuidado de mim, talvez tenha esquecido de dizer o que sinto todos os dias...
O fato é que estou aqui movida pela vida e a obrigação de vivê-la embora ainda tenho muito a fazer.
Sinto falta de Maria, sinto falta e sinto muito...
Olho para minhas mãos todos os dias e me pergunto o que elas andam fazendo...
Que saudade....

sábado, 25 de setembro de 2010

COMO ANTIGAMENTE...


Me lembro bem dos comentários saudosistas da minha mãe em relação a minha infância e neles por vezes estava eu em cima de um banquinho de madeira teimando em lavar os pratos...
Era assim, minha mãe ainda trabalhava somente nas atividades domésticas e tinha tempo de me deixar ter acesso à pia de pratos e o melhor, tinha tempo para testemunhar tudo.
Vivi um pouco tudo isto com Mayana, a minha filha mais velha, apesar de chegar a fase adulta tendo descoberto que odeio lavar pratos! Ainda assim, também tive o privilégio de testemunhar essa presença deliciosa na barra da minha saia, nos momentos em que estive na cozinha. Não tive a mesma sorte com Nathália, a mamãe de Maria Eduarda... estive muito ausente, lutando por dias melhores.
Sabe, o que a gente descobre depois de algum tempo é o que os "dias melhores" não estão no futuro... são aqueles bons que vivemos ao lado de quem amamos.
A vida moderna tirou isso da gente e nos fez acreditar que era vagabundagem estar disponível para esperar o filhos brincarem de gente grande e os olhar com ternura.
Claro que eu não ia perder este momento com Maria, ela pediu eu corri para pegar a cadeira e deixar que lavasse os pratos na pia. Este foi o meu melhor dia e é por eles que luto agora.

Tereza Cristina

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

PREPARATIVOS E A FESTA DE MARIA!


Tem quase um mês que não escrevo nada aqui, mas neste pouco tempo tanta coisa aconteceu!
Vivi dias de angústia nos preparativos da festa de Maria, anciedade e muito trabalho. Queria a festa mais linda e cada item que eu fazia não ficava lá muito satisfeita... era mesmo medo de não ficar do jeitinho que eu havia sonhado.
Trabalhando dia e noite, Maria ia participando da produção e todos os dias perguntava: É minha festa vovó?
Eu transmitia para ela toda a felicidade que estava dentro de mim e cuidávamos as duas, dos pequenos itens que ficavam em cima da mesa.
Chegaram os guarda-chuvas transparentes ( lembrancinhas das crianças) Maria se apaixonou! queria passear pela casa com um deles aberto, tanto que quebrou um e se apropriou de outro.
A madrinha também perdeu a paz, lá na cidade onde mora e estuda atualmente encontrou itens importantes para  festa e o vestido de Maria e tanto foi o encanto que comprou dois.
Tia Cau, já informada de todas as coisas e nos acompanha dia -a- dia presenteou Maria com o sapato! Lindo! Maria não quer tirá-lo do pé!
E assim ficamos... Eu, a Dinda, mamãe, tio Welder e Maria contaminados de Branca de Neve!
Alguns imprevistos, outras boas surpresas e o grande dia de Maria chegou!
Sonhe conosco ....


segunda-feira, 21 de junho de 2010

SÃO JOÃO 2010!


Estou aqui em Santo Antonio de Jesus com uma saudade danada...
Fui a festinha da escola com ela e não perdi nenhum minutinho deste sorriso lindo.
Vamos passar o São Pedro juntas ao estilo da bisa que se foi, com tudo que temos direito!
Fiz questão de dar o banho e arrumar, fazer o penteado e maquiagem! Ela colaborou como uma mocinha, completamente imóvel para que eu pudesse passar o baton! Não deixou nada e nem ninguém dessarrumar seu cabelo, nem mesmo para um carinho.
Sonhei com o vestido de caipira dela dois meses antes, escolhi o modelo e a #¨¨¨#P##!&*t#  da costureira pôs tudo a perder, não teve o menor capricho. Ai que raiva!  p#╨⅍₵₱†!!!!!
mas, depois que vi estas fotos me lembrei de outras antigas alegrias...

sexta-feira, 21 de maio de 2010

O MUNDO É DE MARIA EDUARDA!

O mundo é de Maria! No aniversário da mãe uma pose para a foto com as amigas da mamãe!
Maria é sucesso e quando está fotografando então!

sábado, 15 de maio de 2010

MEDO DE LAVAR O CABELO?


Parece que esse tempo já passou! Maria Eduarda tinha medo de lavar o cabelo, conseguíamos sempre acalma-la dizendo que "quem lava o cabelo, o cabelo cresce!" Ela AMA cabelos longos, então sempre topava lavar os cabelinhos, mas hoje me surpreendi com ela se divertindo com os "penteados esculpidos" as obras de arte da mãe ! Então está aí! Parece que o medo se foi, ou em nome da arte, ela o espantou!
Ai, ai, Maria....rsrsrs

domingo, 2 de maio de 2010

TÃO PERTO DE TANTO TEMPO...


Preparei esse quartinho na minha casa para Maria, Naty ainda estava aqui comigo... tão pequenina que cabia inteirinha em meu colo... hoje as perninhas ficam peduradas e quase tocam o chão... Maria está quase a tocar o céu de tantas conquistas e tudo isto ficou "bebê" demais pra ela.
Tão perto de 3 anos... mas já tudo isto? tanto tempo assim? Queria que o tempo fosse um pouco mais devagar com Maria, quero cada minutinho dos seus passos, mas o relógio corre sem nos esperar...
Hoje o berço não está aqui, ela tem uma cama de solteiro que não usa, ela quer sempre está na cama da Dinda ou no colchão no chão...
Maria sabe que o quarto é dela e que é sua ponte de comunicação com a mãe e comigo, pois é da janela que ela chama por uma ou outra.


Fico observando estes olhinhos espertos e cada dia me apaixono mais...
Sabe quando dizem que as mães sempre acham que seus filhos aindam são crianças?
Essa resistência ao passar do tempo é uma forma que as mães encontraram de parar o relógio.
Com Maria acontece a mesma coisa, só que quando nos tornamos avós aprendemos que os filhos cresceram, mas nos presentearam com a infância deles e a nossa! Por isso que somos acusadas de permissivas ! Eu brinco com Maria sem medo do ridículo, pelo chão e inventamos brincadeiras sem pé nem cabeça.
Quando estamos juntas sou ainda mais feliz.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

FOTOGRAFANDO...


Maria se equilibra em saltos altos melhor que eu!
Se veste de "mulher" e "mãe" da boneca de cabelos cor laranja.

ANIVERSÁRIO DE 3 ANINHOS









Maria tem um livrinho com a história de Branca de Neve, ela a chama de "de neve", me faz contar essa história centenas de vezes e quando está disposta ela mesma a conta:
" Era uma vez, a "masdas" (madrasta gente!) fala " espelho, espelho meu...(nunca completa) e segue, " não! é Branca de Neve!" aí, a bruxa, "come essa maçã!" e o "pricipepi" beija ela (ela beija a imagem do livro) e " eles se casou!" Finaliza a história com a seguinte frase: Vó conta essa! (pega outro livrinho).

Resolvi escolher este tema para a festa de aniversário dela, mas ela me prega sustos quase todos os dias, quando tento sondar se ela está no mesmo clima que eu, pergunto:
-Vovó! Sua festa vai ser de...?
Ela responde prontamente: - De bailarina!
Pode?
Estou com o projeto da festa dela com o tema da Branca de Neve quase todo pronto e Maria me vem com essa!

Tereza Cristina

quinta-feira, 15 de abril de 2010

E TUDO FICA ASSIM ...


Tanta coisa já mudou...eu não consigo acompanhar a velocidade do crescimento de Maria Eduarda, sua desenvoltura, seu vocabulário... tudo está me escapando, vou ter que correr e anotar quando houver alguma novidade. Ela me surpreende a cada dia e eu fico ainda mais boba e covarde! Não posso ver Maria sofrer que me acabo de chorar! Foi assim neste último resfriado que se somou a garganta inflamada. Essa combinação é = FEBRE!
É mesmo que me dilacerar por dentro...ufa! Ser avó assim definitivamente não é legal!
Semana passada ela me disse: - Vovó vem cá no ouvido! Me curvei e aproximei meu ouvido a sua boca., então ela sussurrou: Eu te amo na vida!
Gente eu quase desmaiei! beijei tanto ela que quase machuco seu rostinho!
É uma coisa, um feitiço, me sinto arrebatada para a infância ou outro lugar no cérebro muito próximo ao paraíso, onde a felicidade é uma cama onde você se joga! Isso acontece todas as vezes que ela diz:- Vovó deita aqui com mim! Então deito e não quero mais sair dali.


Tereza Cristina

FOTOGRAFANDO...

Ela mesma produziu esta blusa!

sábado, 13 de março de 2010

ESTAVA COM SAUDADES DAQUI...


Tenho ficado muito tempo ocupada, dormindo tarde por conta de alguns compromissos assumidos, então sumi estes dias... tenho sentido saudades daqui.
Maria Eduarda está cada dia mais esperta, resolvendo situações sozinha, fazendo exigencias, inventando, criando, recriando, teimando horrores!
Ela é elétrica e tem uns olhos encantadores...
Agora chora alto e conta para mãe quando dou uma palmada, fico com o coração em pedaços... converso, converso... tento ser clara, mas as vezes sinto que 12 anos com educação infantil e tanto estudo são inúteis com ela.
Bom, é que esqueço que sou avó...
Já está na escola novamente e a nova professora foi taxativa: Ela é a delegada da sala.
Tem um comportamento de liderança espantoso, mandona que só ela mesma!
Canta e dança o tempo todo! Adora os cachinhos dos cabelos e se disser que o cabelo vai ficar grande ela logo se anima!Pede sempre para ver onde o cabelo está tocando nas costas.
Em breve vou postar aqui um vídeo dela, então vocês comentam! rs
Minha encantadora Maria deixa sempre um ENORME silêncio quando sai.
Está neste momento na casa da outra vovó. Comprem babadouros para nós!

Tereza Cristina